No dicionário Aurélio, festa é reunião alegre para fim de divertimento. Festival é uma grande festa. Também reunião artística para fins de competição. O saudoso maestro Eleazar de Carvalho uma vez me disse que que um festival deve ser a dictomia ente festas e aprendizado. Festa é o próprio festival. A festa dançada é constituída de espetáculos de dança. Aprendizado são os cursos e acontecimentos paralelos, no qual se reúnem jovens estudantes numa ação comunitária que se nutre de amizade e de amor comum pela arte e têm a privilegiada oportunidade de dialogar, durante um período, com mestres e dançarinos mais experientes.
Promovido pela Circuito Policultural, em parceria com o grupo de dança Criarte, de São Vicente; também com apoio logístico da Abaçai Cultura e Arte e da Secretaria de Estado da Cultura; o evento pretende reunir perto de mil participantes diretos, numa média de 12 horas de espetáculos distribuídos nos três dias de evento em uma cidade do litoral sul paulista. Apoiam culturalmente o Litoral Sul Dance Festival 2012, a Capézio, S. A. Produções, Sambalelê Bolsas, Biju Ballet, DDDança, BolhaSet Produções, Fixxar Print Solutions e Circuito Dança.
O principal foco desta 1ª edição, vai ser a consolidação de um novo pólo irradiador de dança no litoral paulista. Aproximar coreógrafos, dançarinos, bailarinos, criadores, pesquisadores, acadêmicos, fazedores, pensadores, estudantes e provocadores culturais dispostos a dialogar, analisar, aprender, trocar, ver, ouvir e perceber. É nessa direção que o Litoral Sul Dance Festival 2012 aposta! Estimular e valorizar a dança através de exibições e da confraternização entre bailarinos e dançarinos, coreógrafos, cias. e grupos de dança, assim como o incentivo para que uma troca de experiências entre antigos e novos talentos mantenha vivo um notável espaço para expressar sua arte à nível nacional – fator primordial para o crescimento da dança no Brasil. E que cada um faça a suas própria “festa” realizando suas apresentações de dança, participando das batalhas, frequentando os cursos ou prestigiando a Mostra Competitiva.
Aos bailarinos e dançarinos, coreógrafos, cias. e grupos de dança será oferecida a oportunidade de exibir sua dança, ter seu momento de brilho e realizar seu espetáculo! À cidade escolhida, a expectativa de receber muitos grupos e Cias. de dança. Aos empresários da dança, uma ocasião para promoverem e divulgarem seus produtos e marcas num evento cujos alvos principais são o engrandecimento da dança e a ampliação do público ligado direta e indiretamente à arte de dançar.