O Litoral Sul Dance Festival 2012 será um festival com várias modalidades de danças, que acontece em uma cidade do litoral sul de São Paulo, sempre na 1ª quinzena de maio de cada ano. Em 2012, o Litoral Sul Dance Festival vai acontecer de 4 a 6 de maio em São Vicente, cidade do litoral paulista. Duas noites de Mostra Competitiva e Noite de Gala e Premiação, com apresentação de grupo convidado e conseqüente entrega de prêmios.
Reafirmando a seriedade e postura ética com que realiza suas atividades, a Circuito Policultural não possui qualquer tipo de vínculo com escolas ou academias de danças, oferecendo assim aos participantes e ao público, um festival sério, ordenado e ético. O Litoral Sul Dance Festival 2012 tem a pretensão cde iniciar um trabalho e consolidar-se como um espaço de intensa troca cultural e interação entre a comunidade local, artistas da dança e todos que participam do festival.
Nossa experiência indica a participação de 40 grupos e Cias. de Dança, com perto de mil bailarinos e dançarinos. A missão do festival é priorizar o intercâmbio entre estudantes e profissionais de dança, possibilitando uma ampla discussão de temas ligados às danças, estimulando o aperfeiçoamento técnico dos participantes, auxiliando a formação de novos bailarinos, revelando talentos e promovendo a dança como incentivo da arte entre jovens e artistas.
AS MODALIDADES:
O Litoral Sul Dance Festival 2012 vai receber trabalhos coreográficos das seguintes modalidades:
a) Ballet Clássico de Repertório - total fidelidade à obra.
b) Ballet Clássico Livre - coreografias criadas e/ou remontadas que não pertençam à repertório.
c) Moderno e Neoclássico - que adotem técnicas das escolas modernas, neoclássicas e seus pioneiros.
d) Contemporâneo - todas as formas de dança que adotem conceitos da pós-modernidade.
e) Livre - que englobem vários estilos e não se enquadrem em nenhuma modalidade.
f) Jazz Dance - estruturadas na técnica jazz dance.
g) Sapateado - baseado na técnica do sapateado em todos os seus estilos.
h) Street Dance - trabalho originário dos movimentos de rua, variantes do break, funk e hip-hop.
i) Dança Gospel - valores bíblicos direcionam o figurino, os temas coreografados e/ou até a forma de dançar, mas as técnicas são as mesmas de cada modalidade. Só é julgada em separado.
j) Danças Árabes - técnicas específicas de dança dos países Árabes.
k) Dança Social - fundamentada nos estilos e técnicas das danças de salão.
l) Caráter - fidelidade e técnica ao estilo étnico ou folclórico proposto de uma determinada região ou país.
b) Ballet Clássico Livre - coreografias criadas e/ou remontadas que não pertençam à repertório.
c) Moderno e Neoclássico - que adotem técnicas das escolas modernas, neoclássicas e seus pioneiros.
d) Contemporâneo - todas as formas de dança que adotem conceitos da pós-modernidade.
e) Livre - que englobem vários estilos e não se enquadrem em nenhuma modalidade.
f) Jazz Dance - estruturadas na técnica jazz dance.
g) Sapateado - baseado na técnica do sapateado em todos os seus estilos.
h) Street Dance - trabalho originário dos movimentos de rua, variantes do break, funk e hip-hop.
i) Dança Gospel - valores bíblicos direcionam o figurino, os temas coreografados e/ou até a forma de dançar, mas as técnicas são as mesmas de cada modalidade. Só é julgada em separado.
j) Danças Árabes - técnicas específicas de dança dos países Árabes.
k) Dança Social - fundamentada nos estilos e técnicas das danças de salão.
l) Caráter - fidelidade e técnica ao estilo étnico ou folclórico proposto de uma determinada região ou país.
AS CATEGORIAS:
O enquadramento em cada categoria será pela média da idade de seus componentes, sendo elas:
Baby Class: de 4 a 6 anos; Infantil: de 7 a 12 anos; Juvenil: de 13 a 17 anos; Adulto: de 18 a 50 anos; Sênior: acima de 51 anos e Mostra: Livre para todas as idades.
Trios, Duos, Pas de Deux e Solos devem competir separadamente, mas não haverá distinção entre masculino e feminino. Os participantes só poderão ser inscritos em até 03 (três) grupos e/ou conjuntos, 02 (dois) solos - masculino e/ou feminino -, 01 (um) Pas de Deux Repertório e 02 (dois) Pas de Deux Livre. Isso será válido para todas as categorias.O CRONOGRAMA:
NOITE DE ABERTURA
Sexta, 4 de maio, 19h - Apresentação de Cias. e grupos convidados
MOSTRA COMPETITIVA
Sábado, 5 de maio
9h às 15h - Reconhecimento de Palco
17h às 21h - Mostra Competitiva
Sexta, 4 de maio, 19h - Apresentação de Cias. e grupos convidados
MOSTRA COMPETITIVA
Sábado, 5 de maio
9h às 15h - Reconhecimento de Palco
17h às 21h - Mostra Competitiva
21h - Apresentação de Cia. e grupo convidado
Domingo, 6 de maio
9h às 15h - Reconhecimento de Palco
17h às 21h - Mostra Competitiva
21h - Apresentação de Cia. e grupo convidado
21h30 - Premiação
BATALHAS
Domingo, 6 de maio
13h às 16h - Batalha de Hip Hop Dance / Batalha de Breaking
CURSOS:
Sábado, 5 de maio
Danças de Salão, Krump (Street Dance) e Popping (Street Dance)
Domingo, 6 de maio
Ballet Clássico, Jazz Dance e Contemporâneo
TEMPO MÁXIMO DE DURAÇÃO DAS COREOGRAFIAS:
Domingo, 6 de maio
13h às 16h - Batalha de Hip Hop Dance / Batalha de Breaking
CURSOS:
Sábado, 5 de maio
Danças de Salão, Krump (Street Dance) e Popping (Street Dance)
Domingo, 6 de maio
Ballet Clássico, Jazz Dance e Contemporâneo
TEMPO MÁXIMO DE DURAÇÃO DAS COREOGRAFIAS:
Solo de Repertório: 3 minutos / Solo Livre: 4 minutos / Duos: 4 minutos
Pas de Deux Livre: 4 minutos / Pas de Deux Repertório: 10 minutos
Trios: 4 minutos / Cias. Grupos e Conjuntos: 8 minutos
Observação: O partner acompanhante deve necessariamente atuar como coadjuvante, ou seja, não concorre na Mostra Competitiva. Ele poderá participar em categorias diferentes da sua idade, acompanhando um ou mais concorrentes do mesmo grupo ou escola em categorias diferentes, mas não pode acompanhar concorrentes de outros grupos ou escolas.
AS INSCRIÇÕES:
AS INSCRIÇÕES:
As inscrições somente poderão ser feitas via site oficial – www.rcol.info/svdf - com o preenchimento on line da ficha de inscrição. A inscrição só será validada após o envio do depósito bancário via e-mail, com imagem escaneada do comprovante bancário para o e-mail sfdconfirmacao@rcol.info. Não haverá, em nenhuma hipótese, o aceite de inscrições que não sejam via site oficial.
AS FASES E TAXAS DE INSCRIÇÃO:
AS FASES E TAXAS DE INSCRIÇÃO:
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 1.) Os valores acima são em reais por coreografia inscrita. 2.) Coreografia com mais de 03 (três) componentes será considerada Grupo. 3.) Os valores referentes às inscrições deverão ser depositados na Caixa Federal, banco 104, agência 0342, operação 003, conta corrente 467-1, em favor de Ronei Cezar Brabo Salto ME. Em caso de transferência eletrônica, o CNPJ é 72.958.168/0001-15. 4.) Se acaso houver desistência após feita as inscrições, os valores referentes à taxas não serão devolvidos.
RECONHECIMENTO DE PALCO:
RECONHECIMENTO DE PALCO:
O reconhecimento de palco - marcação e ensaio - vai ocorrer das 9h às 15h, nos dias de Mostra Competitiva, segundo cronograma estipulado pela coordenação do evento sendo realizados no palco com sonorização instalada no próprio palco. Não será permitido reconhecimento de palco fora do cronograma definido pela coordenação do evento. O tempo previsto será a soma dos tempos das músicas das coreografias, acrescidos de 3 minutos.
AS APRESENTAÇÕES:
AS APRESENTAÇÕES:
O uso de cenários fixos não será permitido, nem efeitos de maquinaria, fogos, água e objetos pontiagudos. A iluminação cênica terá afinação única e as trilhas sonoras das coreografias concorrentes serão gravadas em MP3 devidamente identificadas, enviadas junto com as inscrições. Será permitida até três mudanças por grupo na ordem de apresentação estipulada pela coordenação. Com a implantação do sistema de play-list, o tempo das apresentações entre uma coreografia e outra será de 30 segundos.
NÚMERO MÁXIMO DE COREOGRAFIAS
NÚMERO MÁXIMO DE COREOGRAFIAS
Nos dias de Mostra Competitiva não haverá apresentações de grupos convidados e serão programadas 60 coreografias concorrentes por noite, totalizando 120 coreografias nas duas noites
A CLASSIFICAÇÃO
A CLASSIFICAÇÃO
Para a classificação dos trabalhos, serão adotados os seguintes critérios: 1º lugar – maior média acima de 9,0. 2º lugar – média imediatamente inferior ao 1º lugar, acima de 8,0. 3º lugar – média imediatamente inferior ao 2º lugar, acima de 7,0.
OS JURADOS:
O Corpo de Jurados será formado por cinco (05) profissionais com ilibada competência e formação ligada às danças. As batalhas serão julgadas por três (03) profissionais ligados à área.
OS COMENTÁRIOS DOS JURADOS:
Após o término da Mostra Competitiva será distribuído os comentários de cada jurado por coreografia. As planilhas de notas serão divulgadas após a premiação, via e-mail e publicada no site oficial do evento.
A PREMIAÇÃO:
A PREMIAÇÃO:
Cada grupo participante do evento receberá um certificado de participação, entregue na recepção ao grupo. Os 1ºs, 2ºs e 3ºs lugares de cada categoria e de cada modalidade serão premiados com troféus personalizados. PRÊMIOS ESPECIAIS: Todos os participantes da Mostra Competitiva poderão ser indicados pelos jurados e receber as premiações especiais, sendo eles: MELHOR GRUPO, MELHOR COREOGRAFIA E MELHOR BAILARINO, que poderão receber troféus e prêmio em dinheiro no valor de R$ 500 (quinhentos reais) cada. Isso é válido entre todas as categorias competidoras do São Vicente Dance Festival 2012. Os prêmios em dinheiro serão pagos pela comissão de organização, no prazo de até 30 dias após a noite de premiação, através de depósito bancário.
AS BATALHAS:
MODALIDADES / IDADES
AS BATALHAS:
MODALIDADES / IDADES
Batalha de Hip Hop Dance / idade livre. Batalha de Breaking / idade livre.
BATALHAS 1 VERSUS 1: INSCRIÇÃO E TAXAS: As inscrições serão feitas on line, feitas pelo site www.rcol.info/svfd. A taxas e procedimento para confirmação seguem o descrito nas observações da tabela acima. OBSERVAÇÃO: Haverá filtro se houver mais de 32 inscritos. Todos os participantes inscritos realizarão uma apresentação a aquipe de Jurados. Após estas apresentações a equipe de jurados realizará um filtro, selecionando dançarinos(as) de acordo com os critérios de julgamento. Apenas os participantes selecionados iniciarão as Batalhas nas respectivas chaves. A BATALHA: A competição é por eliminação, portanto, quem perde uma batalha sai da competição. Os vencedores das batalhas sobem em chaves, salvo se houver um consenso para uma repescagem; isto é, o retorno de um dançarino que perdeu anteriormente para compor novamente a chave. Não haverá Batalha para decidir 3º e 4º lugares, a decisão caberá aos jurados. A primeira fase das batalhas será duas entradas cada dançarino, nas demais fases será apenas uma entrada por dançarino, já na final voltará a ser duas entradas para definir o campeão. CRITÉRIOS DE JULGAMENTO: Técnica: limpeza e precisão, assim como uma boa execução dos movimentos. Ritmo: o dançarino(a) deve, sempre, estar dançando conforme o ritmo da música. Musicalidade: conhecimento musical e capacidade que o dançarino tem de utilizar diferentes seções da música, além da batida principal, como instrumentos, vocais, quebras musicais, e "traduzir" essas seções através de sua dança. Criatividade: originalidade do dançarino (a), ou seja, dançando de uma forma diferente e única, ou com movimentos originais, trazendo algo de novo e criativo para a cena. JURADOS: Profissionais com notório saber na área. Não caberá recurso de qualquer espécie em relação às decisões e julgamentos. PREMIAÇÃO: Haverá certificados para todos os concorrentes. Os prêmios e troféus personalizados serão entregues na Noite Premiação do Litoral Sul 2012 aos 1º, 2º e 3º colocados e prêmio em dinheiro (R$ 300 reais) para o 1º colocado de cada modalidade. Os prêmios em dinheiro serão pagos pela coordenação do festival, no prazo de até 30 dias após a noite de premiação, através de depósito bancário. INFORMAÇÕES GERAIS: Participação especial do Mc Negresco & DJ Leo Mologni.
OS CURSOS:
BATALHAS 1 VERSUS 1: INSCRIÇÃO E TAXAS: As inscrições serão feitas on line, feitas pelo site www.rcol.info/svfd. A taxas e procedimento para confirmação seguem o descrito nas observações da tabela acima. OBSERVAÇÃO: Haverá filtro se houver mais de 32 inscritos. Todos os participantes inscritos realizarão uma apresentação a aquipe de Jurados. Após estas apresentações a equipe de jurados realizará um filtro, selecionando dançarinos(as) de acordo com os critérios de julgamento. Apenas os participantes selecionados iniciarão as Batalhas nas respectivas chaves. A BATALHA: A competição é por eliminação, portanto, quem perde uma batalha sai da competição. Os vencedores das batalhas sobem em chaves, salvo se houver um consenso para uma repescagem; isto é, o retorno de um dançarino que perdeu anteriormente para compor novamente a chave. Não haverá Batalha para decidir 3º e 4º lugares, a decisão caberá aos jurados. A primeira fase das batalhas será duas entradas cada dançarino, nas demais fases será apenas uma entrada por dançarino, já na final voltará a ser duas entradas para definir o campeão. CRITÉRIOS DE JULGAMENTO: Técnica: limpeza e precisão, assim como uma boa execução dos movimentos. Ritmo: o dançarino(a) deve, sempre, estar dançando conforme o ritmo da música. Musicalidade: conhecimento musical e capacidade que o dançarino tem de utilizar diferentes seções da música, além da batida principal, como instrumentos, vocais, quebras musicais, e "traduzir" essas seções através de sua dança. Criatividade: originalidade do dançarino (a), ou seja, dançando de uma forma diferente e única, ou com movimentos originais, trazendo algo de novo e criativo para a cena. JURADOS: Profissionais com notório saber na área. Não caberá recurso de qualquer espécie em relação às decisões e julgamentos. PREMIAÇÃO: Haverá certificados para todos os concorrentes. Os prêmios e troféus personalizados serão entregues na Noite Premiação do Litoral Sul 2012 aos 1º, 2º e 3º colocados e prêmio em dinheiro (R$ 300 reais) para o 1º colocado de cada modalidade. Os prêmios em dinheiro serão pagos pela coordenação do festival, no prazo de até 30 dias após a noite de premiação, através de depósito bancário. INFORMAÇÕES GERAIS: Participação especial do Mc Negresco & DJ Leo Mologni.
OS CURSOS:
Serão oferecidos seis cursos rápidos de dança com duração de 2h, sendo suas vagas limitadas a 20 participantes em cada um deles. Para inscritos na Mostra Competitiva e/ou nas Batalhas, o custo por curso será de R$ 20 reais. Para não inscritos no Litoral Sul Dance Festival, o custo será de R$ 40 reais por curso.
Será montado um Centro de Apoio ao Dançarino, no foyer da Sala Palma de Ouro, com seis (06) stands oferecendo produtos ligados às danças por empresas especializadas.
O ALOJAMENTO:
Será oferecido alojamento simples com banho aos participantes do Litoral Sul Dance Festival 2012 e seus acompanhantes. A taxa de alojamento será de R$ 10 reais por pessoa alojada. Esse valor será destinado a manter a segurança e limpeza do local. Cada delegação deverá providenciar colchões e/ou colchonetes, roupa de cama e banho. Haverá também hotéis conveniados com o vento com preços diferenciados para os participantes do festival.
A CURADORIA E COORDENAÇÃO TÉCNICA:
A Curadoria do São Vicente Dance Festival fica a cargo de Claudiney Bravo. Ronei Cezar Brabo e Danilo Cesar serão os Coordenadores Técnicos. As Batalhas terão a coordenação técnica de Kico Brown.
São Paulo, primavera de 2011
